Wednesday, November 15, 2006

ALCKMIN NA CPI DA ELETROPAULO?

DO SITE DO ´PT...
14/11/2006 - 17:07
Bancada do PT quer convocar Alckmin para depor na CPI da Eletropaulo

A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo quer convocar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) para depor na CPI da Eletropaulo, criada nesta semana após três anos de resistência por parte da bancada governista na Casa.

A informações é dos deputados estaduais petistas Ênio Tatto, líder do partido na Assembléia, e Cândido Vaccarezza.

“O ex-governador Alckmin tem que ser o primeiro a depor”, afirmou Vaccarezza. “Esta é uma possibilidade”, completou Tatto.

Os petistas querem esclarecer as prováveis irregularidades ocorridas no empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) durante a privatização da Eletropaulo, em processo comandado por Alckmin, quando ainda era vice-governador de Mário Covas, em 1998.

O deputado tucano Duarte Nogueira minimizou a possibilidade de convocação e argumentou que o ex-governador não teria nada a esconder.

Desengavetando
Após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia (PFL) determinou na última segunda-feira que as CPIs da Eletropaulo e da Guerra Fiscal fossem abertas investigar irregularidades cometidas na gestão de Alckmin no Estado (2001-2006).

Elas são as primeiras de uma série de 70 comissões barradas sistematicamente pelos aliados de Alckmin nos últimos quatro anos. Com a falta de acordo entre os líderes partidários, o presidente decidiu que as CPIs seriam instaladas conforme ordem cronológica.

Segundo a bancada do PT, a motivação para o pedido de CPI na privatização da Eletropaulo veio de um empréstimo ilegal do BNDES para a empresa norte-americana AES comprar a estatal no valor de R$1,2 bilhão. Vaccarezza e Tatto afirmam que o presidente do BNDES na época virou consultor da empresa norte-americana após deixar o banco.
Com infomações do portal IG

No comments: