Thursday, December 14, 2006

UM VELHO COM PROBLEMAS

Blog Renato Simões



‘UM VELHO COM PROBLEMAS’



Assim se definiu ideologicamente um grande companheiro que hoje recebeu, em Brasília, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos do governo federal, na categoria Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, o advogado e militante socialista Aton Fon Filho.

Dele, diz o folheto da Secretaria Especial de Direitos Humanos: “advogado do MST, diretor-executivo da entidade de direitos humanos Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, é militante das causas sociais desde os anos 70. Lutou contra a ditadura militar, e por isso permaneceu dez anos encarcerado. Desde 1985 exerce sua profissão em defesa dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, tendo sido convidado por diversas organizações internacionais para ministrar palestras sobre o assunto em vários países. Aton Filho tem dedicado sua vida na defesa das causas dos movimentos sociais, colaborando com os movimentos sociais rurais na implantação de projetos de assentamentos rurais que garantam uma vida digna para os sem-terra”.

No ano que vem, Aton vai celebrar seus 60 anos de vida. Uma vida digna de um lutador social que jamais vacilou em defender os interesses e direitos das classes populares e dos movimentos sociais organizados. Provoquei-o ao cumprimentá-lo pelo Prêmio, afinal 60 anos está sendo sinalizado por aí como a idade limite para que as pessoas adquiram juízo e saiam da esquerda para o centro.

‘Sou um velho com problemas’ foi a resposta com o senso de humor de sempre, de quem continua socialista e defensor da transformação social deste país a partir da luta dos pobres organizados em seus movimentos e organizações políticas.

Na pessoa do Aton, quero homenagear todos os companheiros e as companheiras que receberam o Prêmio Nacional de Direitos Humanos das mãos do presidente Lula na tarde de hoje. Quantas lutas simbolizadas nas pessoas físicas e jurídicas que receberam o Prêmio...

Categoria Santa Quitéria do Maranhão (Registro Civil de Nascimento) – Luiz Jorge Silva Moreno e Campanha ‘Ele é meu Pai – Paternidade: Reconheça esse Direito’.

Categoria Dorothy Stang (Defensores de Direitos Humanos) – Maria Joel Dias da Costa e entidade Terra de Direitos.

Categoria Enfrentamento à Violência – Pedro Strozemberg e entidade Casas da Mulher no Tocantins.

Categoria Enfrentamento à Discriminação – Adilson Ventura e entidade Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes.

Categoria Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – Aton Fon Filho e Warã Instituto Indígena Brasileiro.

Categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (in memorian) e Instituto Papai.

Estudantes do ensino médio – Raimundo Augusto Ramos da Silva, Ludmila Elizabeth de Oliveira Santos e Silas Grecco Savickas.

Estudantes universitários(as) – Carolina Alves Rezende, Caio Vitor Ribeiro Barbosa e Marina de Souza Lopes.

No comments: